Uvas & Vinhos, Chardonnay – A Rainha das Uvas Brancas

Chardonnay, Saône-et-Loire

Uvas & Vinhos, Chardonnay – A Rainha das Uvas Brancas

Origem da Cepa: CHARDONNAY
Uva originaria da França, das regiões de Borgonha e Champagne. A França ainda hoje é o maior produtor desta casta. É conhecida como rainha das brancas utilizadas na elaboração dos famosos vinhos da Borgonha e, e juntamente com o Pinot Noir, na elaboração dos vinhos espumante de Champagne.
A Chardonnay também é bastante cultivada na Califórnia, e outros países vitícolas.
No Brasil foi introduzida há várias décadas; porém, comercialmente, é de propagação recente. No Rio Grande do Sul, foi em 1981 o marco inicial da vinificação desta variedade. A partir daí, sua produção vem aumentando rapidamente, sendo que em 1992 foram vinificadas 3.127 toneladas no estado. Adaptou-se ao solo e ao clima da Serra gaúcha, apresentando uma ótima maturação. É uma variedade precoce sendo, por isso, suscetível aos efeitos das geadas tardias. Seguramente, a sua produção será ainda bastante incrementada nos próximos anos, pois, como vinífera nobre, tem-se destacado como matéria prima para a elaboração de vinho varietal fino e tendo grande destaque na elaboração do vinho base do espumante.

É a cepa branca mais apreciada no pequeno grupo das uvas clássicas. Na Califórnia, ela evoca um estilo desde o boom vitícola verificado nos anos 1970 e 1980. Nos quatro cantos do mundo, vinicultores tentaram recriar, pelo menos parcialmente, o êxito que ela encontra em suas terras preferidas, na Borgonha e em Champagne. Essas tentativas mostraram que se trata de um tipo de cepa muito adaptável, que pode produzir vinhos variados em toda uma gama de locais. Fácil de cultivar, suporta todo tipo de clima, dos frios champanheses aos calores australianos.A Chardonnay pode apresentar aromas potentes: nas regiões mais quentes, os aromas de brioche, de manteiga fresca, de avelã e de pão tostado dos Chardonnays da Borgonha darão lugar a aromas de frutos cítricos, de abacaxi e de frutas exóticas. Os maiores vinhos de Chardonnay, como os Borgonhas brancos, envelhecem bem. Outros, sobretudo aqueles que não foram envelhecidos na madeira, são feitos para ser bebidos logo. No caso da Chardonnay, tudo depende da estratégia do vinicultor

Elaboração:
O mosto deste vinho foi obtido através do desengace e prensagem direta das uvas. Após, submetido a clarificação, decantação e adição leveduras selecionadas. Este vinho requer um controle rigoroso de temperatura, que varia de 15 a 18 °C , e limpeza do mosto antes e durante a fermentação,  para aumentar  e ressaltar os aromas secundários. Este vinho realizou a fermentação malolática, passou por um pequeno período de amadurecimento sobre suas borras finas ( 04 meses ), posteriormente estabilizado, filtrado e engarrafado.
Características do vinho:
Vinho de aspecto brilhante, com coloração amarela palha e reflexos esverdeados. Aroma pronunciado, com notas florais e destacando principalmente aromas de frutas verdes, como maçã e frutas cítricas. Ao paladar nota-se um vinho leve, bom volume, estrutura, de agradável frescor, equilibrado e elegante. A persistência do sabor é média/longa.

Recomendações gastronômicas:
Bom para acompanhar massas com molhos brancos, frutos do mar, peixes pouco e bem condimentados, lagosta, salmão, ostra, caviar, canapés finos, entradas, prato de frios, fondue de queijo, frutas frescas, queijos tipo brie, camembert, ideal para ser servido em happy hours.

Temperatura de serviço:
Vinho branco, delicado, recomenda-se servi-lo entre 6 a l0 °C.

Fotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

DICAS E VINHOS E LUGARES

%d blogueiros gostam disto: