Moscato Bianco

É plantada no mundo todo é própria de vinhos doces perfumados. É a única uva vinífera que preserva os aromas de uva no vinho e talvez uma das espécies mais antigas ainda cultivadas. Usada para vinhos secos na Alsásia e para espumantes do tipo Asti Espumante e Moscato Bianco. Alguns excelentes vinhos na região do Piemonte utilizam esta uva para fazer deliciosos e raros vinhos de sobremesa, como a micro região de Loazzollo. Principais países produtores: França (Alsácia), Portugal, Espanha e Itália ( Piemonte ).

Uma cultivar originária provavelmente da Grécia e cultivada há muito tempo na Itália. Antigamente era conhecida por “Apianae”, que significa a que as abelhas têm predileção devido ao alto teor de açúcar da uva.
Ainda por volta de 1360 já era conhecida a prática de adicionar, durante a fermentação alcoólica, uma quantidade de flores de sabugueiro secas à sombra para aumentar o aroma de Moscato do vinho.

A cultivar apresenta folha de tamanho médio, trilobada ou quinquilobada com seio peciolar em lira. A coloração outonal das folhas é amarelo com aspecto dourado.

Na Itália, a cultivar Moscato Branco é plantada na região de Asti, Alexandria e Cuneo cujo centro é Canelli com altitude que varia de 100 m a 400 m, sendo que a maior área se encontra numa altitude média de 200 m. Ela é denominada segundo a região produtora: Moscato d’Asti, Moscato di Trami, Moscato di Saracusa, Moscato di Tempio.

Elaboração:

O mosto deste vinho foi obtido através do desengace e prensagem direta das uvas. Após, submetido a clarificação, decantação e adição leveduras selecionadas. Este vinho requer um controle rigoroso de temperatura, que varia de 15 a 18 °C , e limpeza do mosto antes e durante a fermentação,  para aumentar  e ressaltar os aromas secundários. E

ste vinho realizou a fermentação malolática, passou por um pequeno período de amadurecimento sobre suas borras finas ( 04 meses ), posteriormente estabilizado, filtrado e engarrafado.
Características do vinho:
Vinho de aspecto brilhante, com coloração

amarela palha e reflexos esverdeados. Aroma pronunciado, com notas florais e destacando principalmente aromas de frutas verdes, como maçã e frutas cítricas. Ao paladar nota-se um vinho leve, bom volume, estrutura, de agradável frescor, equilibrado e elegante. A persi

stência do sabor é média/longa.

Recomendações gastronômicas:
Bom para acompanhar massas com molhos brancos, frutos do mar, peixes pouco e bem condimentados, lagosta, salmão, ostra, c

aviar, canapés finos, entradas, prato de frios, fondue de queijo, frutas frescas, queijos tipo brie, camembert, ideal para ser servido em happy hours.

Temperatura de serviço:

Vinho branco, delicado, recomenda-se servi-lo entre 6

a l0 °C.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

DICAS E VINHOS E LUGARES

%d blogueiros gostam disto: