CABERNET SAUVIGNON

A Cabernet Sauvignon é a cepa de maior prestígio no mundo inteiro: foi plantada em todo lugar onde se produz vinho, e sua personalidade é bastante forte para que se exprima em qualquer contexto. Essa cepa desenvolveu-se em Bordeaux e seu nome começou a ser conhecido por volta do final do século XVIII e início do XIX.

Com baixo rendimento, a Cabernet Suvignon só é cultivada onde se deseja obter um vinho de qualidade. Seus bagos são muito escuros, pequenos e com uma casca espessa: pouca poupa e muita casca. Ela produz um vinho austero, tânico e muito colorido, que portanto é mesclado frquentemente com outras variedades, como a Cabernet Franc e a Merlot. É o princípio do corte bordalês, imitado em inúmeros vinhedos espalhados pelo Novo Mundo.
A Cabernet Sauvignon tem uma maturação tardia que limita seu uso nas zonas de cultura temperadas com outonos amenos, ao contrário da Cabernet Franc, que amadurece mais cedo. Em um clima demasiado quente e num solo muito fértil, o vinho pode “açucarar” e carecer de acidez; em um clima demasiado fresco, pode apresentar aromas herbáceos.
Os degustadores a identificam por sua cor: vermelho-escuro com uma nota violácea em sua primeira juventude, que se torna vermelho-tijolo com o tempo. Seus aromas lembram o cassis nos vinhos jovens e a madeira de cedro nos vinhos mais evoluídos. O gosto da Cabernet Sauvignon é com frequencia áspero em razão de seus taninos.

O envelhecimento em barril de carvalho dá bons resultados; os degustadores buscam as notas amadeiradas e apreciam a harmonia existente entre os aromas frutados da cepa, a concentração de seus taninos e a contribuição da madeira, quando o vinho foi envelhecido em barril de carvalho novo. Um vinho de Cabernet Sauvignon que não ficou em contato com a madeira será menos agradável. Essa cepa confere uma estrutura aos vinhos de guarda: um grande Bordeaux tinto de um bom ano continuará a melhorar durante décadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

DICAS E VINHOS E LUGARES

%d blogueiros gostam disto: