SYRAH

A Syrah é outra cepa clássica francesa que foi transplantada em vários lugares do mundo para rivalizar com seus vinhos de referência. Ela está na origem dos grandes vinhos elaborados no Rhône, e entra no corte do Châteauneuf-du-Pape e de outros vinhos. A Austrália dedicou-se com entusiasmo à Syrah – que lá é chamada de Shiraz – especialmente porque foi uma das primeiras variedades ali plantadas. O clima do vale do Rhône, pátria da Syrah, apresenta muitos pontos em comum com numerosos vinhedos do Novo Mundo.

A Syrah oferece uma produção regular e abundante, mas representa um desafio para o vinicultor, sobretudo quando utilizada sozinha. Nos vinhos comuns, é preferível empregá-la com cepa adicional – ela pode contribuir com notas picantes e tornar interessante um corte sem muita personalidade. Sua cultura no Sul da França foi encorajada por subvenções, e as notas defumadas e concentradas que a caracterizam aparecem em numerosos vinhos regionais, da Provença ao Aude.
Quando não é mesclada – como nos vinhos das costas setentrionais do Rhône -, a Syrah exige uma vinificação meticulosa e, se possível, um envelhecimento em barris de carvalho. Essa despesa só se justifica em denominações como o Hermitage, cujos preços são elevados. Um grande vinho de Syrah pode ter longevidade, complexidade e preço comparáveis aos de um premier cru classé bordalês.

A Austrália segue essa tradição mesclando as cepas Syrah e Cabernet Sauvignon para elaborar um vinho relativamente macio e fácil. Um Syrah (ou Shiraz) australiano não mesclado seria potencialmente um vinho melho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

DICAS E VINHOS E LUGARES

%d blogueiros gostam disto: