A ARTE DE TEMPERAR

O início do ano normalmente é marcado por uma série de novas resoluções e compromissos, que vão dos negócios à alimentação. Em conversa com amigos é fácil perceber que para a maioria, a missão de inicio de ano é emagrecer. Mas como, sem abrir mão de um dos grandes prazeres da vida que é comer?  Eu diria que um prato bem temperado é o melhor amigo de quem está disposto a trilhar o caminho da balança. Isso sem contar, é claro, que não existe  boa receita sem  tempero adequado. E saber temperar é uma arte.
Ervas e especiarias sempre dão um toque muito especial e pessoal ao prato. Um simples corte de frango pode ganhar vida e alcançar sabores  completamente diferentes, dependendo dos condimentos utilizados. . Preparei uma seleção de especiarias essenciais para o dia- a-dia na cozinha.Aproveite as dicas abaixo e aventure-se no uso dos temperos.

Temperos mais comuns
Canela
No Brasil é mais usada no preparo de doces, pães doces, bolos, tortas de frutas, cremes e panquecas doces. Mas seu uso é indicado também em receitas de carne como Tagine de Cordeiro. Pratos de origem indiana utilizam o ingrediente com grande freqüência.

Alecrim
O aroma inebriante do alecrim penetra com facilidade em carnes brancas e vermelhas. Vai muito bem com pão e azeite. Pode ser usado para temperar saladas também.

Cebolinha
Com a salsinha, forma a dupla “cheiro-verde”, muito utlizada na culinária brasileira. Sozinha, é ideal para incrementar omeletes e sopas. Dá um toque especial ao arroz se  polvilhada por cima. Junte a cebolinha às receitas somente no final do cozimento de pratos quentes, assim, ela não perde o sabor, nem o perfume.

Louro
Ele forma par perfeito com carne de vaca ou de porco assadas ou ensopadas. Na França é muito usado em crustáceos, mas cuidado, pois tem sabor muito forte.

Pimenta-do-reino
Vai bem com a maioria dos alimentos. Pode ser utilizada tanto durante o cozimento, quanto para finalizar uma receita. É fundamental usar a pimenta moída na hora. O grão quebrado na hora é chamado poivre mignonnette, de sabor extraordinário e pode dar sensações incríveis na boca.

Como conservar
Condimentos devem sempre ser guardados em vidros. Evitar potes de plástico, pois as especiarias podem se volatilizar. Devem ser mantidos também longe da luz do sol, que faz com que eles percam suas propriedades mais rápido.  Temperos frescos podem ser conservados por até uma semana na geladeira, acondicionados em sacos de papel ou recipientes de plástico forrados com papel-toalha. Mas o ideal é utilizar sempre os colhidos na horta ou comprados na feira no dia do preparo  da receita.

Compre pouco
Embora possam durar até um ano, os temperos vão  perdendo suas propriedades com o passar do tempo. Não é comum e nem recomendável usar grandes porções  deles nos pratos. Portanto, não vale a pena comprar muito para depois ter que guardar.

Fresco ou seco?
Nos supermercados, é fácil encontrar as versões desidratadas de ervas como salsa, alecrim, tomilho. Mas tome cuidado: as ervas secas têm sabor diferente das versões frescas. O ideal é usar sempre produtos frescos.

A hora certa de adicionar
Temperos verdes podem ser adicionados quando o prato já estiver quase pronto, na finalização. Se você cozinhá-los por muito tempo, o sabor e o aroma podem se alterar. Não pode ferver. As especiarias normalmente são colocadas no início da receita, após serem levemente tostadas.

Use com moderação
Em matéria de temperos, menos é sempre mais. Quer dizer: se você usar só um pouquinho, seu prato ficará muito mais gostoso do que se colocar muitos condimentos ou uma quantidade muito grande de apenas um deles. Lembre-se sempre que os temperos são para acentuar e não para alterar ou esconder o sabor dos alimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s