Nossa Senhora da Uva

 

O distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, na serra gaúcha, é o berço da devoção à Nossa Senhora da Uva no Brasil

. A devoção começou a ser divulgada há pouco mais de dez anos, a partir da entrega de um quadro, reprodução de uma famosa pintura francesa de Nossa Senhora da Uva à Paróquia de Otávio Rocha. É até estranho registrar que a região, sendo o principal pólo produtor de uva e vinho do Brasil, ainda não conhecesse esta denominação de Nossa Senhora. No início, tal invocação, causava surpresa, mas diante do quadro do pintor francês Pierre Mignard, a surpreendente denominação foi aceita e iniciou-se sua divulgação.

Cabe destacar que o distrito Otávio Rocha tem, desde o início da sua colonização, uma intensa atividade ligada aos setores de uvas e vinhos. São mais de 300 famílias produtoras de uvas e dezenas de vinícolas. Aqui foram colhidas premiadas uvas, elaborados vinhos de excelente qualidade, inclusive utilizados em milhares de missas, com destaque no Congresso Eucarístico Internacional do Rio de Janeiro.

Além disso, a localidade ainda tem suas ruas denominadas com nomes de uvas, assim, Av.Uva Itália, Rua Uva Isabel, Rua Uva Perlona, Rua Uva Moscato. E a Praça é chamada de Regional da Uva, onde se encontram plantadas diversas parreiras representativas dos municípios maiores produtores de uvas do Rio Grande do Sul. Otávio Rocha sediou ainda o início festivo de abertura da safra do vinho, início simbólico da poda das parreiras, tem a segunda festa mais antiga do estado ligado a uva: Festa Colonial da Uva. O Museu Pe. Alberto Lamonatto, possui um dos mais ricos acervos em licores e bebidas do Brasil. Enfim, seu povo vive, trabalha e festeja em torno da uva e vinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

DICAS E VINHOS E LUGARES

%d blogueiros gostam disto: