ARMAZENAMANTO

Podem-se resumir as condições essenciais para um bom armazenamento, como se segue:

TEMPERATURA. Quando escolher uma adega, tire as temperaturas máximas e mínimas em diversos lugares e anote-as para determinar os lugares mais frescos. O objetivo é obter uma temperatura constante.
LUZ. A luz estraga o vinho, sobretudo os vinhos brancos e os espumantes. Assegure-se que a adega seja escura; vede toda luz externa, mesmo que ela provenha de orifício de ventilação. Uma lâmpada elétrica é indispensável para circular pela adega; evite que ela seja demasiado forte e tenha o cuidado de apagá-la ao sair.
LIMPEZA. Limpe profundamente a adega antes de armazenar o vinho. Use desinfetante, de preferência inodoro, para eliminar mofos e insetos.
UMIDADE. A umidade ideal é de 75% a 80%. Umidade demais apodrece os rótulos e às vezes as rolhas; mas a falta de umidade ressecará as rolhas.
VENTILAÇÃO. A circulação de ar é essencial, embora possa fazer subir a temperatura. Uma boa adega deve possuir entradas de ar que permitam ao ar exterior penetrar e circular. É preciso neutralizá-las quando faz muito frio ou muito calor.
VIBRAÇÕES. As vibrações fortes, provocadas por aparelhos domésticos ou pela passagem de uma estrada, podem estragar o vinho.
ARRUMAÇÃO. Para encontrar facilmente as garrafas, disponha os vinhos do mesmo tipo uns ao lado dos outros.
FACILIDADE DE ACESSO. O ideal é não tocar mais no vinho depois de tê-lo armazenado. Você não deve ter de mexer numa garrafa para alcançar outra. Evite uma organização rígida, que dificulte possíveis modificações.

INCLINAÇÃO. As garrafas devem permanecer deitadas, para que a rolha fique em contato com o vinho. Mas você pode inclinar levemente as garrafeiras para que os resíduos caiam no fundo da garrafa, mantendo ao mesmo tempo a rolha úmida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

DICAS E VINHOS E LUGARES

%d blogueiros gostam disto: